Green vs Black: o consumo consciente.

Green vs Black: o consumo consciente.

Convivemos com uma nova geração de consumidores; eles são conscientes, cuidadosos e conhecedores quando se trata de comprar produtos.

Diferente do que muitos pensam, acumular coisas é fácil e não depende do tamanho do seu bolso. De acordo com o sociólogo Joseph Cohen, muitas vezes produtos ou serviços mais supérfluos são relativamente mais baratos do que os realmente necessários. Mas desde a ascensão do minimalismo e as empresas seguindo estratégias de negócios mais sustentáveis, houve um impulso por um consumo mais consciente. 

Frases como consumo consciente, sustentabilidade e responsabilidade social são frequentemente usadas como sinônimos. O consumo consciente é um termo abrangente que significa simplesmente se envolver na economia com mais consciência de como seu consumo afeta a sociedade em geral. Essencialmente, o consumo consciente foca na tomada de decisões positivas ao longo do processo de compra, com a intenção de ajudar a equilibrar alguns dos impactos negativos que o consumismo tem no planeta. Por exemplo, comer chocolate com certificação de comércio justo, comprar roupas num brechó ou usar produtos de higiene pessoal naturais.

Para qualquer discussão em casa sobre estes temas, tem 3 palavrinhas que são muito relevantes para esta conversa. 

Já ouviu falar sobre o Buycott? Esta palavra significa 'comprar' e 'boicotar' juntas, referindo-se a clientes que se recusam a comprar de determinadas empresas devido às suas práticas contrárias aos valores dos consumidores.

Compra positiva – Esta expressão refere-se a como as pessoas tentam criar um impacto positivo durante o processo de compra, por exemplo, apoiando negócios éticos com suas escolhas de compra.

Propósito – O consumo consciente se concentra no propósito por trás da compra, seja usar o propósito social para comercializar para os clientes ou apoiar negócios que são modelados para alcançar um propósito específico além de ganhar dinheiro.

Questões como essas se tornam ainda mais importantes quando espiamos o calendário e notamos que mais uma Black Friday está batendo à porta, e é muito importante termos algumas considerações sólidas acerca destas questões. 

Ao longo desse blog, abordaremos algumas coisas a serem levadas em consideração no momento pré, durante e pós compra. Então vem com a gente para saber mais!

 

Vai ser Green ou Black?

A Green Friday é uma iniciativa que ainda vem ganhando terreno no Brasil, e contrasta com a já famosa Black Friday. Seguindo na contramão desta última, que estimula o consumo de impulso ou inconsciente, a Green Friday quer que as pessoas repensem seu consumo: o comprar de forma mais consciente e sustentável. Claro que, nessa nova ideia, também envolve a compra. Compras são naturais, necessárias e movimentam o mundo. 

Porém, há formas de se fazer isso de maneira que tanto o meio ambiente como a sociedade sejam beneficiados ou menos prejudicados, formas que vão contra as ideias do "compre tudo que puder, no menor tempo que puder, porque as promoções vão acabar'', típicas do lema da outra sexta-feira. 

O enorme volume de lixo produzido oriundo de superproduções e excesso de estoque - impensadamente produzido por grandes marcas que certamente esperam um aumento nas vendas - não se desintegram, simplesmente. A Green Friday quer te lembrar isso: os lixos acumulam-se e, com eles, o famoso CO2 se intensifica na atmosfera. A ideia aqui é propor justamente esse cuidado com a única casa que temos no universo. 

Como então devo fazer minhas compras para aproveitar essas promoções incríveis que nós, assim como todos os brasileiros, amamos?! 

As etapas do consumo e o minimalismo

Como já dissemos ali em cima, o consumo não se trata apenas da compra, mas de todo um "ritual" de conscientização no momento anterior e posterior da compra também. É aí que entramos nas 3 etapas do consumo: o antes, o durante e o pós. 

Antes

Aqui, o que está em jogo é apenas uma força de hábito de conscientizar-se. Parece clichê…talvez seja, mas é um ato simples ! Nesta etapa, procure analisar antes da compra:


✳️ Você realmente precisa daquilo? O quanto você precisa?

Quando você repensa o seu consumo e deixa de comprar aquilo que não precisa, além de evitar uma produção de lixo desnecessária, você também está economizando dinheiro!

✳️ O produto foi produzido mediante processos sustentáveis?

Aqui é um bom lugar para adentrarmos no Buycott -  Quando você evita a compra por impulso, automáticamente está quebrando todo um ciclo de consumo de recursos investidos em sua produção: embalagens, água, energia, combustível, entre outros!

✳️ O produto foi feito por uma mão de obra em condições laborais legítimas e dignas?

Se atentar para isso é o mesmo que pressionar contra o fim de práticas abusivas que vão contra os direitos humanos, além de fortalecer os direitos trabalhistas daquele que produziu o seu produto. 

✳️ Foram feitos testes em animais? 

Observe se o selo cruelty free ou "sem crueldade animal" está presente na marca que você consome. Principalmente quando se trata da indústria de cosméticos.


Durante

Uma vez definido o que realmente precisamos, podemos focar no ato da compra. 

✳️ Existem opções do que eu desejo comprar com menos embalagens? 

Para qualquer uma dessas opções, você pode escolher aquelas que tem menos ou quase nenhuma embalagem. Se isso não for possível se informe sobre o jeito correto de descartar eles e priorize as embalagens feitas a partir de materiais reciclados ou cujos materiais são compostáveis. 


Após

Muitas pessoas aderem ao princípio "entrou uma roupa, saiu outra". Mas que tal dar uma repensada sobre essa saída?! 

✳️ Já ouviu falar sobre upcycling?  

O conceito refere-se ao reaproveitamento de objetos e materiais para criar novos itens, muitas vezes com funções diferentes, sem alterar as principais características do objeto original.

O upcycling é uma ótima iniciativa em termos do consumo consciente já que reduz a quantidade dos resíduos produzidos que passariam anos em lixões ou aterros sanitários. Além disso, o upcycling diminui a necessidade de exploração de novos recursos naturais para a fabricação de novos produtos. 

✳️ Produtos multifuncionais

Por que comprar 10 produtos diferentes quando você pode comprar três ou quatro produtos realmente eficazes que atendem a uma infinidade de necessidades e duram mais do que muitos outros produtos na prateleira do banheiro?

Isso significa que é fundamental apoiar o crescimento de negócios com base na criação de produtos de maior qualidade e desempenho perceptível, o velho e querido "performance". 

Os condicionadores em barra da Sou Natural são multifuncionais. Além de sua função óbvia (tratar os fios), nossos condicionadores sólidos também podem ser utilizados como finalizadores, máscaras capilares, filmes para depilação à lâmina e hidratantes de tatuagem. Isso que chamamos de multifuncionalidade!

 

Razões para aderir ao movimento

O sistema como um todo precisa mudar, e nós temos a responsabilidade de fazer isso. Enquanto não repensarmos o ato de consumir e reavaliarmos nossas supostas “necessidades”, não há consumo consciente. Devemos questionar se existem outras formas de acesso a recursos como alugar, trocar, consertar produtos existentes, emprestar e até fazer você mesmo.

Mas a responsabilidade de consumir conscientemente não é apenas da população em geral. Muitas pessoas não foram informadas sobre essas tendências culturais arraigadas e, provavelmente, muitas vivem sem a chance de escolher o que consomem. A produção precisa mudar para que os produtos feitos conscientemente estejam disponíveis. Assim, é fundamental não apenas “questionar-se”, mas também exigir das empresas a veracidade de como seus produtos são feitos, de onde vêm, para onde irão no final de sua vida útil e quais são os impactos disso.

Pensando nessa perspectiva, o consumo consciente se encaixa dentro de um processo de corresponsabilidade. Em vez de comunicar ações e incidentes isolados, é fundamental que as empresas comuniquem os impactos e as métricas de melhoria do que planejam fazer.

Conta para a gente sua escolha. Vai ser green ou black? 

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