MUDANÇAS INSPIRADORAS DURANTE O JULHO SEM PLÁSTICO

MUDANÇAS INSPIRADORAS DURANTE O JULHO SEM PLÁSTICO

Uma conversa sobre nossa jornada para reduzir o uso de plástico de uso único

Em homenagem ao Plastic Free July (ou o Julho sem Plástico), um movimento global que incentiva milhões de pessoas a fazerem parte da solução para a poluição plástica, gostaríamos de conversar sobre como estamos fazendo nossa parte para combater o plástico descartável. Não apenas para o mês de julho, mas ao longo das nossas vidas. 

Portanto, se você é um iniciante procurando alguns itens a serem evitados, ou é alguém no caminho para uma vida livre de plástico, comece com ideias e inspirações em casa, no trabalho, na escola, na faculdade ou mesmo em sua comunidade. 

O primeiro passo é a conscientização (e se você está lendo esse blog, parece que você está muito à frente da curva). O próximo passo é fazer mudanças significativas em sua vida diária para minimizar a quantidade de plástico que você está jogando no lixo. Quanto mais informado você estiver sobre as melhores práticas de reciclagem, quais tipos de plásticos são recicláveis ​​e as melhores maneiras de reduzir o seu desperdício, melhor você ficará (você pode até economizar alguns $$$). 

 

1. Conscientização

Porque o importante é começar a sermos conscientes que o nosso cotidiano está cheio de plásticos. Plásticos descartáveis ​​parecem ser usados ​​em quase tudo o que compramos, tornando difícil evitá-los.  Em muitos casos até gostamos, porque são embalagens bonitas, ou práticas, baratas, etc. Mas a questão é que temos normalizado tanto o uso de plásticos que, de acordo com a Fundação Sem Plástico, espera-se que, em 2050, a produção deste material seja quadruplicada. 

Os plásticos podem levar centenas de anos para se decompor e, ao fazê-lo, eles se quebram em microplásticos. Os microplásticos sobem na cadeia alimentar, prejudicando a vida selvagem e, eventualmente, acabando em nossos pratos. A situação é mais do que preocupante, não precisamos seguir contando para vocês como esta história não terá um final legal, nem para nós, nem para as gerações futuras. Tampouco queremos ser fatalistas. Queremos só semear um lembrete para a próxima vez que você estiver frente àquele plástico e a sua escolha de levá-lo ou não. 

 

2. O que um estilo de vida sustentável significa para você

Nos dias de hoje, com nossas responsabilidades, trabalho, família, o tempo para cada um, etc, faz com que parar e refletir sobre nossas ações seja raro. Não seria ótimo tirar um momento para rever as escolhas que fazemos e o impacto que isso tem no planeta?! 

Um momento conveniente para esses pensamentos é justamente no chuveiro! Calma, não estamos propondo que você reflita sobre sua existência no seu momento de relaxamento, mas é um momento tão nosso, que boas mudanças podem ser definidas nesse exato momento. Só estamos sugerindo refletir sobre as seguintes questões: :

- Quais são os impactos ambientais e sociais dos produtos e serviços que eu consumo? 

- Como me sinto por estar associado a esses impactos? 

- Existe uma maneira de consumir com um impacto menor ou mais positivo?

Pode ser uma sensação muito satisfatória assumir essa responsabilidade e aplicar em  pequenas mudanças que somam uma grande diferença. Você certamente não precisa ser perfeito, mas cada melhoria conta.

Ser minimalista sempre que possível é outra dica infalível. Pensar nas compras ao invés de comprar algo espontaneamente. Escolher uma camiseta feita localmente com algodão orgânico em vez de uma alternativa de fibra não natural, comprando direto do agricultor. Dizer  não ao café para viagem. Evitar  o plástico sempre que possível e optar  pelo vidro que pode ser usado infinitamente.

Sustentabilidade é um termo amplo que é usado em demasia e,  muitas vezes,  perde seu significado. Poucas coisas podem ser produzidas sem impacto à natureza, mas há maneiras de repensar as cadeias de suprimentos para reduzir o uso de materiais virgens e reciclar ou criar modelos de negócios circulares, desde produtos da linha branca até tênis de corrida. Sustentabilidade, significa viver dentro dos limites planetários. Significa tomar decisões difíceis para mudar nossos hábitos, a fim de sustentar o estilo de vida que desfrutamos atualmente no planeta. Sim, repetimos, decisões difíceis, porque é inegável a praticidade que muitos deles trazem. Porém, se pensarmos um pouco mais, poderemos nos adiantar ao momento em que essa praticidade pode ser resolvida só porque escolhemos que não queremos mais aquela sacola de plástico. Então, estaremos preparados. 

Cada pequena mudança que você faz tem um impacto.

 

3. Mas afinal, quais formas temos de reduzi-los em casa, no trabalho ou em nossa comunidade?

Bom, podemos começar pelo simples - evitar o plástico descartável em geral, o que se resume principalmente a uma mudança de mentalidade, e é por isso que campanhas de mudança de comportamento como Plastic Free July são tão importantes.

Pense nos diferentes produtos e itens de plástico que você usa habitualmente e quais você pode trocar por uma alternativa reutilizável. Por exemplo, comece com um canudo, caneca ou sacolas de compras reutilizáveis. A palavra-chave aqui é: reutilizável! Pense no que pode ser reutilizado e recuse o que não pode ser.

Mas sejamos mais específicos: eis algumas práticas a serem consideradas para dar o primeiro passo nessa causa tão relevante. A maioria você já conhece, mas queremos te ajudar a implementá-lo. 

  • Optar por  produtos que não utilizem  embalagens plásticas, e se vierem, pelo menos que sejam plásticos reciclados pós-consumo (PCR). 
  • Na ida ao mercado, procure sempre sacolas reutilizáveis, por exemplo, ou mesmo quaisquer recicláveis que, muitas vezes, eles não disponibilizam. Em todo o mundo, 1 trilhão de sacolas plásticas são descartadas a cada ano. Dica: Mantenha algumas sacolas em seu carro ou ao lado da porta da frente de sua casa, para que você se lembre de trazê-las com você ao sair.  Se você esquecer suas sacolas reutilizáveis ​​enquanto faz compras - não se preocupe . Apenas opte por opções de saco de papel, se elas estiverem disponíveis.
  • Compre à granel: Esse tipo de comércio se tornou um dos pilares do movimento global Resíduo Zero, pois permite comprar alimentos e bens domésticos por peso e sem embalagens.
  • Vidro:  Embora não seja biodegradável , o vidro é inerte, barato e infinitamente reciclável . E como muitos alimentos vêm embalados em vidro, a reciclagem de frascos de vidro para armazenamento de alimentos é uma maneira gratuita de dar uma nova vida à sua embalagem. 
  • Mude do seu papel filme plástico usual para tecidos de algodão cobertos com cera de abelha. Você pode usá-lo exatamente como usaria um envoltório aderente normal. Após cada uso, lave com água e sabão, seque e reutilize.
  • Tente evitar comprar água engarrafada e, em vez disso, encha sua garrafa de água reutilizável onde puder. Existem tantas opções de garrafas de água reutilizáveis ​​por aí, e até mesmo uma que se auto-limpa e purifica sua água para você. Além disso, elas são um ótimo lembrete do hábito saudável de beber bastante água durante o dia. 
  • Obtenha chá/café a granel em vez de usar cápsulas de café ou saquinhos de chá.
  • Produtos cosméticos sólidos. Eles dispensam o uso de embalagens plásticas e também fazem parte da prática do resíduo zero, uma vez que suas embalagens são geralmente recicláveis, reutilizáveis ou até compostáveis. 

A ideia é que você continue fazendo as coisas que tentou no junlho sem plástico,  pelo resto do ano. Lembre-se, aponte para o esforço em vez da perfeição.


4. A quantidade assustadora de plástico no cotidiano

O plástico também está em alguns lugares pouco conhecidos. Quando você dá uma olhada cuidadosa em sua casa, o grande número de coisas que você encontrará contendo plástico pode surpreendê-lo. Segue apenas alguns desses exemplos; 

  • Caixas de leite (incluindo leite vegetais)). O papelão encerado contém aproximadamente 20% de plástico e 80% de papel.
  • As latas de metal geralmente são revestidas com plástico.
  • Produtos de cuidados pessoais. Além de vir em frascos e bisnagas de plástico, muitos xampus, géis, cremes, hidratantes e maquiagem contém polímeros sintéticos (leia-se: plástico). Alguns também podem conter microesferas .
  • O fio dental e lâminas de barbear descartáveis ​​também são frequentemente feitos de materiais de base plástica.
  • Xícaras de café. Mesmo aqueles que parecem ser feitos de papel geralmente têm plástico no forro.

Uma barreira comum à mudança de comportamento é a sensação de que a nossa pequena contribuição não fará uma diferença significativa para um problema enorme.  A “psicologia das pequenas vitórias” está mostrando que existem maneiras eficazes de combater isso. A mídia social é uma boa maneira de destacar e acompanhar o efeito multiplicador por exemplo, e campanhas que lembram as pessoas de que elas devem assumir a responsabilidade por suas próprias ações também podem ajudar a promover mudanças.

Quer contar para a gente quais são suas próximas mudanças? #semplástico #plasticfree

Comentários (0)

Deixe um comentário